21 novembro 2012

Turismo Cervejeiro na Bélgica (Antuérpia) - De Valk



Estamos mais uma vez dando dicas de onde beber boas cervejas na cidade da Antuérpia, na Bélgica. No último post falamos que no caminho entre a estação central de trem e a praça principal no centro, o Grote Markt, podemos encontrar um dos principais bares/restaurantes cervejeiros da cidade, o Grand Café Horta

 Prefeitura da Antuérpia e fonte com estátua de Brabo.

Prédios com bares no térreo. Torre da Catedral da Antuérpia ao fundo.

Dei sorte de ver essa charrete com esses belos cavalos.

Famoso moules frites.

Chegando no Grote Markt nos deparamos com um cenário medieval belíssimo. O prédio da prefeitura cheio de bandeiras é dos mais belos que já vi e logo à frente dele, bem no centro da praça tem uma bela estátua na fonte. Existem vários bares para você sentar e aproveitar um pouco a paisagem. Indico o que conheci, o De Valke. Posso dizer que a vista e o ambiente são espetaculares. Aproveitei para provar o famoso prato de mexilhões com batatas fritas, o moules frites. Ficou uma delícia com as Tripels que bebi.

Que tal um Bolleke para harmonizar com a vista?

Uma curiosidade na cidade é o Bolleke, a taça da cerveja De Koninck. Essa talvez seja a mais famosa das Belgian Pale Ales e produto típico da Antuérpia. O nome da taça virou um sinônimo da cerveja. Para beber uma De Kokinck na cidade basta pedir por um Bolleke.


De Koninck - Belgian Pale Ale, 5% ABV, on tap (chope).

Cor âmbar, maltada, caramelo, leve lúpulo (herbáceo e condimentado), leve frutado, bom amargor. Leve e fácil de beber. Amargor equilibrado. Talvez seja a cerveja símbolo do estilo.


Tongerlo Prior - Belgian Tripel, 9% ABV, garrafa 330ml.

Cor dourada, limpida, bem frutada, laranja, lúpulo, cítrica, condimentada, leve adocicado, leve amargor, equlibrada. Boa tripel. Bebi logo antes de uma Westmalle Tripel e não deveu nada.


Westmalle Tripel - Belian Tripel, 9% ABV, garrafa 330ml.

Uma das minhas cervejas prediletas e com certeza sempre uma ótima pedida. Raramente vejo uma tão límpida quanto essa que bebi aqui. Linda cor e brilho. O sabor estava bem fresco, com lúpulo cítrico e herbáceo, bem frutada, lembrando laranja, fenólica, picante e condimentada na medida, com bom amargor. Tripel deve ser bebida nova. Nunca guarde uma para ver o que acontece. Vai perder o que a cerveja tem de melhor.


Mystic Cherry - Fruit Beer, 3.5% ABV, on tap (chope).

Cerveja com cerejas mais comercial, com adocicado mais presente e leve acidez. Na verdade é uma Witbier com suco de fruta. Fácil de beber.

2 comentários:

talespf disse...

ow bélgica pra render! :-) belo post!

João disse...

Ótimos posts de turismo cervejeiro, estão me ajudando abstante a fechar um roteiro pela Europa que farei com alguns amigos. Inclusive, foi muito legal você ter colocado foto dos cardápios, pois já elimiou duas dúvidas minhas: a) o preço médio das cervejas e das comidas, e b) o tamanho dos "chopes" servidos nos bares. Mas ainda me resta uma dúvida/curiosidade: é muito estranho na Bélgica, França e Inglaterra você pedir uma cerveja de 33cl com mais de um copo, para dividir entre a galera? Falo isso porque quando estive na Itália, a comida (pizza inclusive) era individual e em alguns lugares o pessoal ficava olhando meio estranho quando eu e minha namorada pedíamos uma pizza para dividir, ou então quando um pedia apenas o "1º prato" (em geral massa) e outro pedia apenas o "2º prato" (em geral carne). Muito obrigado por todas as dicas!!

Related Posts with Thumbnails