07 setembro 2012

Way Beer



Curitiba tem hoje um dos mais fortes movimentos de valorização das cervejas artesanais no Brasil. Uma das cervejarias que mais têm se destacado é a Way. A história dessa cervejaria começou oficialmente durante o festival brasileiro da cerveja em Blumenau de 2010. Mesmo com uma história tão curta as produções da Way mostram que ele vieram para se destacar. O portifólio conta com cinco cervejas: American Lager, American Pale Ale, Irish Red Ale, Cream Porter e Amburana Lager. Além de receitas interessantes, eles resolveram se destacar também no visual. As garrafas da Way são serigrafadas, algo comum entre cervejarias americanas mas ainda pouco explorado por aqui.

Sugestão de harmonização: 
Way APA com costelinha barbecue, cole slaw e batatas fritas empanadas na cerveja.

Em 2011 eles fizeram uma cerveja de edição limitada, a 8 Secrets Double American Pale Ale. Ela foi elaborada por um grupo de cervejeiros, entre eles Samuel Cavalcanti da Bode Bown, José Felipe da Wäls, Rafael Rodrigues da Coruja, Graeme Wallace da BrewDog, Joseph Tucker do site RateBeer, Jacques Bourdouxhe cervejeiro caseiro no Canadá e Alejandro de Oliveira da Way. Infelizmente, essa não poder mais ser encontrada no mercado. 

Esse ano a Way já lançou uma nova receita de Double American Pale Ale. Além disso, já foi anunciado o lançamento de um kit com 3 single hop Amerian Pale Ales. Cada uma usa somente um tipo de lúpulo para a mesma receita base da American Pale Ale. Os lúpulos usados são Amarillo, Cascade e Citra. Os kits começam a ser vendidos nos próximos dias. 


Way Premium Lager - Premium American Lager, 5.2% ABV, garrafa 310ml.

Cor: Dourada, límpida,
Espuma: Baixa formação e duração, cor branca.
Aroma: Malte, leve adocicado, mel, leve lúpulo.
Paladar: Malte, doce, leve lúpulo (herbáceo), amargor agradável, corpo leve.

Lager bem leve e padrão mais maltado e adocicado com amargor ligeiramente maior que outras versões mais comerciais.


Way American Pale Ale - 5.2% ABV, garrafa 310ml.

Cor: Âmbar clara, límpida.
Espuma: Boa formação e duração, cor marfim, boa consistência, deixa marcas no copo.
Aroma: Lúpulo (herbáceo, cítrico, frutado, laranja, grapefruit, maracujá), leve malte.
Paladar: Malte, leve adociado, leve caramelo, lúpulo (cítrico, herbáceo, frutado, laranja, grapefruit), bom amargor final, corpo leve, seca.

Ótima cerveja. Uma bela surpresa entre as melhores cervejas entre as mais lupuladas produzidas no Brasil atualmente. Drinkability altíssimo, boa complexidade de lúpulo e amargor equilibrado e agradável.


Way Irish Red Ale - Irish Red Ale (American Amber/Red Ale?), 5.8% ABV, garrafa 310ml.

Cor: Cobre escura, límpida.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor bege, deixa boas marcas no copo.
Aroma: Malte, caramelo, adocicado, leve tostado, lúpulo cítrico.
Paladar: Malte, leve tostado, caramelo, lúpulo (herbáceo, cítrico), bom amargor final, seca, corpo médio.

Ótima cerveja. Daquelas para beber em boas quantidades sem cansar. Apesar de ser Irish Red Ale no nome, para mim ela parece ser muito mais uma American Amber/Red Ale pela boa presença de lúpulo cítrico e herbáceo no aroma e sabor e pelo belo amargor seco ao final de cada gole. As Irish Red Ales, assim como todos os estilos tradicionais irlandeses, não costumam ter caráter intenso de lúpulo, puxando mais para tons maltados e adocicados.


Way Cream Porter - Porter, 5.6% ABV, garrafa 310ml.

Cor: Preta, límpida, reflexos marrom avermelhados.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege escura, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, torrefação, café, chocolate.
Paladar: Malte, torrefação, café, chocolate amargor, bom amargor, final com torrefação, bem seca, corpo médio/leve.

Boa cerveja. Sensações de torrefação dominam o aroma e o sabor, puxando principalmente para o café. Poderia ter um pouco mais de corpo mesmo que na receita já conste o uso de aveia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails