04 setembro 2012

Mikkeller 1000 IBU



A Mikkeller é considerada pelos aficionados a melhor cervejaria da Dinamarca. Há somente 12 anos, Mikkel Borg, o fundador da Mikkeller, não conhecia quase nada sobre cerveja. Depois de trabalhar em um bar e conhecer alguns estilos diferentes ele se interessou pelo homebrewing. Junto com um amigo de infância ele começou a fazer cerveja em casa. Essas cervejas fizeram sucesso por uns 2 anos até que em 2006 eles fundaram a Mikkeller. Um das primeiras cervejas deles a fazer sucesso mundial foi a Beer Geek Breakfast, uma Oatmeal Stout com café, quando foi escolhida a melhor Stout no site Rate Beer.

A Mikkeller é chamada de cervejaria cigana. Não existe uma cervejaria física da ainda nova mas já famosa marca de cerveja dinamarquesa. As cervejas são feitas em cervejarias de vários países, como Noruega, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos. Hoje a maioria das cervejas são feitas na cervejaria belga De Proeuf mas existem inúmeras receitas feitas em colaboração com cervejarias famosas entre os beer geeks, como Struise, Three Floyds e Stone. O local para conhecer melhor as cervejas da marca é o bar oficial que fica em Copenhagem.


Quando estive em Amsterdan, pude encontrar a cerveja título desse post, a Mikkeler 1000 IBU, uma Imperial IPA. O IBU (International Bitterness Units) é uma unidade de medida de amargor. As cervejas comerciais mais consumidas no Brasil possuem cerca de 10 IBU, enquanto uma IPA regular possui entre 40 a 70 IBU e uma Imperial IPA geralmente tem até 120 IBU. Apesar de possuir declarados 1000 IBU, essa cerveja não chega a ser tão mais amarga que outras Imperial IPA com bem menos pontos na escala de amargor. Acima de 100 IBU passa a ser difícil perceber diferenças no amargor. Além disso, uma cerveja que possui 100 IBU pode ser mais amarga que uma de 1000 IBU pois a carga de malte e portanto de dulçor residual na cerveja pode afetar a percepção do amargor. 

A chegada ao mercado brasileiro das cervejas da Mikkeller já foi anunciada. Mikkel Borg inclusive está no Brasil desde a semana passada para participar de eventos e promover suas cervejas Não sei se a 1000 IBU está entre as cervejas que chegaram mas espero encontrá-las por preços interessantes.


Mikkeller 1000 IBU - Imperial India Pale Ale, 9.6% ABV, garrafa 375ml.

Cor: Âmbar escura, bem turva, grande depósito de sedimentos.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege, bem compacta, deixa marcas no copo.
Aroma: Lúpulo (herbáceo dominante, grama, mentolado, cítrico, grapefruit, frutas tropicais, pinheiro, maracujá), adocicado, forte caramelo, toffee.
Paladar: Amargor inicial, malte, adocicado intenso, caramelo, toffee, lúpulo (herbáceo predominante, picante, condimentado, cítrico, grapefruit, pinheiro), amargor intenso e duradouro, residual doce presente, bom corpo.


Ótima cerveja. Extrema mas com boa complexidade de lúpulo. Ao abrir a garrafa, o aroma de lúpulo herbáceo, lembrando grama, já dominou o ambiente. O amargor talvez seja o mais forte que já tive oportunidade de provar em uma cerveja. Ao esquentar, o adocicado do malte foi aparecendo cada vez mais, com toques intensos de caramelo e toffee. O aroma de lúpulo foi ficando cada vez mais complexo, mostrando notas de frutas cítricas (grapefruit) e tropicais (maracujá), apesar de que no sabor as notas herbáceas continuaram predominantes. O amargor foi ficando mais equilibrado e muito próximo de outras Imperial IPA que já provei.

2 comentários:

Flavio Roese disse...

Tive a oportunidade de degustá-la on tap no Mikkeller Bar, é ótima.
Só o caramelo e o adocicado não são tão fortes, talvez tenham mudado para a versão em garrafa.

Abraço.

Rodrigo Campos disse...

Oi Flavio,

Ela ainda mais gelada era só lúpulo mas depois que foi esquentando o malte apareceu bem e isso é normal em Imperial IPAs. Precisa de malte, e nesse caso em grande quantidade, para balancear o amargor.

Existe outro detalhe, você bebeu no bar da Mikkeller. Acredito que não deve existir uma mudança para a garrafa mas a sua provavelmente estava bem mais fresca, com maior presença de aroma, sabor e amargor do lúpulo.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails