19 setembro 2012

Bierland Blumenau



A cervejaria Bierland resolveu produzir uma nova cerveja inspirada na forma como os imigrantes alemães fabricavam cerveja em Blumenau durante o século XIX. Depois de meses pesquisando em livros e documentos históricos da cidade foi desenvolvida uma receita que tenta recriar tanto os ingredientes como as técnicas de produção utilizadas na época. Com dois tipos de lúpulo em flor, três tipos de malte e levedura de alta fermentação, a cerveja é fermentada em fermentadores abertos e não é filtrada, preservando um pouco de turbidez. O uso de uma parte de malte defumado também tenta recriar os tipos de malte utilizados na época, já que o controle sobre o processo de malteação era menor do que temos hoje. 

O cerveja foi batizada de Bierland Blumenau em homenagem à cidade. Ela não pode ser classificada dentro dos estilos existentes nos guias cervejeiros. Segundo a Bierland, trata-se de um novo estilo (ou antigo mesmo).

Pude provar a Bierland Blumenau e divido e experiência com vocês:


Bierland Blumenau - 4% ABV, garrafa 600ml.

Cor: Dourada, levíssima turbidez.
Espuma: Média formação e baixa duração, cor branca.
Aroma: Malte, pão, leve adocicado, lúpulo (floral, herbáceo, grama).
Paladar: Malte, cereais, pão, lúpulo (herbáceo), amargor final agradável, seca, corpo baixo, alta carbonatação.

Boa cerveja. Perfil de malte bem simples puxando para pão e cereais. Aroma delicioso de lúpulo floral e herbáceo. Será que o uso de lúpulo em flor teve influência nesse aroma mais nítido? Passou a impressão de que usaram lúpulo nobre alemão. Gostei da pegada do amargor, bem agradável ao final de cada gole, e da finalização seca. Não senti muito o defumado prometido. A cerveja é bem simples mas gostosa. Daquelas para beber sem cansar ou pesar. O corpo baixo, o perfil seco e com bom amargor e o baixo teor alcoólico ajudam nisso.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails