15 março 2012

Turismo Cervejeiro na Bélgica (Bruxelas) - Poechenellekelder



Não posso dizer qual a pronuncia correta do nome desse bar mas sei que é uma dos muitos com boa carta de cerveja na Bélgica. Também não é tão difícil assim montar uma boa carta, já que a oferta de cervejas é muito grande. O Poechenellekelder fica na região da Grande Place bem no centro de Bruxelas, em frente da estátua do Manneken Pis, o menino mijão conhecido como maneco aqui no Brasil. 


Como foi o primeiro bar que fui na Bélgica, foi lá que também vi pela primeira vez o cuidado no serviço da cada cerveja. Os garçons dão um show ao despejar as cervejas em suas respectivas taças. Você pode escolher ficar no ambiente externo vendo o movimento da rua ou no interno, mais reservado e com uma decoração bem pitoresca. A dica é que fora você precisa pagar a cada cerveja pedida e dentro eles abrem uma conta para pagar só no final.

Bebi algumas ótimas cervejas por lá.




Taras Boulba - Belgian Pale Ale, 4.5% ABV, garrafa 330ml.

Cerveja de cor dourada, levemente turva, aroma de lúpulo (herbáceo, cítrico), frutado (laranja, limão). No sabor o perfil de malte é bem simples e leve, com notas mais intensas de lúpulo herbáceo e cítrico e bom amargor.

Muito boa. Leve, refrescante e com ótimo aroma e sabor de lúpulo. Lembrou muito uma Belgian IPA.

Taras Boulba e queijo Maredsous.


St Feuillien Grand Cru - Belgian Strong Golden Ale, 9.5% ABV, garrafa 330ml.

Cerveja de cor dourada, límpida, aroma de lúpulo (herbáceo, frutado, picante, cítrico), fenólico condimentado. No sabor aparecem um perfil mais simples de malte, o lúpulo (herbáceo, cítrico, picante), frutado que lembra frutas cítricas, um bom amargor e leve álcool.

Muito boa. Depois de beber a Taras Boula e a Grand Cru da St Feuillien fico com a boa impressão de que realmente a onda de cervejas amargas chegou definitivamente na Bélgica. Com certeza tem influência do forte mercado americano e a necessidade de exportar essas cervejas.


Grisette Fruits des bois - Fruit Beer (Wit bier com frutas), 3.5% ABV, garrafa 250ml.

Cerveja de cor belíssima, vermelha intensa/rosada, com aroma e sabor de frutas, paladar adocicado com leve acidez.

Boa fruit beer de frutas silvestres. Refrescante. Feita pela St Feuillien.


Oud Beersel Oud Gueuze Vieille - Gueuze, 6% ABV, garrafa 375ml.

Cerveja de cor âmbar, turva, aroma a sabor acético, de vinho, couro, madeira. Final azedo mas equilibrado, alta carbonatação, levemente seca.

Muito boa. Gueuze tradicional mas de paladar equilibrado, nada doce mas também sem acidez extrema e exagerada. Muito aromática.


2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada!!!!

Andrenery disse...

Muito bacana, vai me ajudar muito na minha viagem.obrigado.

Related Posts with Thumbnails