03 março 2012

Turismo Cervejeiro em Paris - L'Academie de la Bière



Depois de dividir com vocês as minhas experiências em Londres, agora quero mostrar onde encontrar e beber boas cervejas em Paris. A França não tem a mesma tradição de cervejas que a Bélgica ou a Inglaterra mas ainda assim é possível encontrar boas cervejas por lá. Entre as inúmeras importadas dos países vizinhos, hoje podemos encontrar uma grande variedade de artesanais francesas. O estilo predominante é o clássico francês Biére de Garde mas há também uma boa variedade de cervejas inspiradas nos estilos tradicionais belgas e até nas lupuladas americanas.



O primeiro local cervejeiro que visitei em Paris foi a Academie de la Bière, localizada no Quartier Latin. O ambiente é bem agradável e o atendimento é muito bom. Lá encontrei uma boa variedade de belgas e algumas artesanais francesas. Você também pode beber algumas cervejas servidas na pressão (a la pression em francês), como nosso chope. O cardápio também tem algumas boas opções. Eu optei por harmonizar as cervejas com os queijos. Aliás, os pratos de queijos estavam deliciosos.


Saison Dupont com queijo camembert.

Saison Dupont - Saison, 6.5% ABV, Pressão.

De cor dourada, turva, aroma e sabor bem condimentado, lupulado (cítrico e picante), com malte bem leve e refrescante. Adoro esssa cerveja. Difícil não gostar de uma saison, estilo que consegue unir complexidade, frescor e leveza dentro de um copo.



Agent Provocateur - Belgian IPA, 6.5% ABV, garrafa 330ml.

Cerveja de cor âmbar, turva, aroma leve de malte, caramelo e lúpulo. No sabor o lúpulo aparece com ótimas notas frutadas, cítricas e herbáceas, bom amargor e corpo médio.

Ótima cerveja artesanal francesa mas feita na Bélgica sob licensa. Uma da melhores que bebi na França. O estilo de cerveja que mais vemos por lá são as Biére de Garde, que geralmente não me encantam muito. Essa aqui aparece como uma ousadia em fazer algo diferente. Me agradou bastante. 


Moinette Blond com queijo de cabra crottin de chavignol.

Moinette Blond - Belgian Strong Golden Ale, 8.5%, garrafa 330ml.

Mais uma cerveja da Brasserie Dupont. De cor dourada, turva e aroma adocicado bem presente, condimentado, de fermento, frutado (laranja) e de lúpulo cítrico. No sabor ela apresenta malte como base mas logo aparece o lúpulo com notas cítricas, frutado (laranja), fermento, frutado, laranja, picante e leve amargor. Boa cerveja, com boa lupulagem, perfil leve e equilibrado, com álcool bem inserido.


L'Alsacienne Sans Culotte - Biére de Garde(?), 7.8% ABV, garrafa 330ml.

Cereveja de cor âmbar escura, límpida, sabor de malte, bem adocicada, mel, frutado e leve lúpulo herbáeo e condimentado. No sabor ela apresenta as mesmas notas de mel doce, caramelo e leve lúpulo (herbáceo e condimentado), com leve álcool  e amargor final.

Artesanal francesa. Lembrou muito uma Biére de Garde mas não encontrei uma informação confiável sobre o estilo dela. Com certeza o nome da cerveja e o rótulo chamaram mais atenção que o líquido em sí. O nome dela significa a alsaciana sem calcinha mas o rótulo já mostra isso mesmo sem a tradução!

Nas fotos abaixo vocês podem ver a carta completa da Academie de la Biére.






Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails