06 março 2012

Mont des Cats - A cerveja trapista francesa



A história da comunidade de Mont des Cats inicia por volta de 1650. Em 1826, o pintor Joseph Ruyssen financiou a criação do priorado. Em 1847 o priorado virou abadia. No mesmo ano foi construída a primeira cervejaria. Em 1870 a capacidade de produção foi aumentada. Em 1907 a cervejaria foi fechada pois os monges tiveram que se exilar devido às leis anticlericais. 

A primeira cerveja produzida na abadia parecia ser e cor escura e baixo teor alcoólico mas depois a receita foi modificada para ser clara e mais alcoólica, a fim de não competir com as pequenas cervejarias locais. A cerveja era envasada em barris de madeira e foi vendida até em Paris. Em 1918, durante a I Grande Guerra, a abadia foi destruída por um bombardeio. A cervejaria não foi mais reconstruída. 

Publicidade da cerveja em 1900. 

Monges carregando barris de cerveja em Mont des Cats (1898).

A comunidade passou a viver da produção de queijo até o ano passado. Com intenção de melhorar o financiamento da abadia, os monges de Mont des Cats entraram em acordo com os monges da abadia de Scourmont, da já famosa Chimay, para produzir uma nova cerveja. Como não possuem há cervejaria em Mont des Cats e o investimento inicial para construir uma seria muito grande, a solução foi produzir a nova cerveja na Bélgica mesmo. O acordo previa a criação de uma nova cerveja com identidade própria e nova receita mas ainda existem planos de construir uma cervejaria em Mont des Cats. No dia 9 de junho de 2011, a nova cerveja foi apresentada em uma conferência de imprensa, assim como anunciado aqui no blog.

Uma polêmica até hoje não resolvida é a questão da falta do selo de produto autêntico trapista. Segundo os monges de Mot des Cats, a cerveja ainda é muito nova para ter o selo. A produção deve ser auditada pela Associação Internacional Trapista, que avaliará se está de acordo com as regras. A verdade é que o selo ainda não pode ser utilizado pela cerveja francesa. Parece ser necessário produzir dentro dos limites da abadia para ter direito de usar o selo.


Mont des Cats - Dubbel, Ale, 7.6% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre escura/marrom, levemente turva.
Espuma: Alta formação e boa duração, cor marfim.
Aroma: Malte, caramelo, fermento, frutado (passas), picante, fenólico condimentado.
Paladar: Malte, doce, caramelo, fermento, picante, fenólico, condimentado, frutado (passas, figo?), amargor bem leve, final equilibrado, com leve dulçor, corpo médio e levemente seca. 

Cerveja boa e equilibrada. Por ser feita pela Chimay, existe uma forte sugestão sobre a semelhança entre ela e as cervejas produzidas pelos monges belgas. Dizem até que ela foi baseada na receita da Chimay Red e que usa o mesmo tipo de levedura. O estilo é claramente belga, com notas de fermentação, como o frutado que lembra passas e talvez figo e o fenólico condimentado e picante. Fica difícil dizer que se trata da mesma cerveja sem fazer uma degustação comparativa. 

Uma curiosidade é que o nome Cats da abadia não tem relação nenhuma com gatos. O nome vem de uma tribo germânica que habitou o local durante o século V d.C., os Catos (Chatti em latin).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails