24 novembro 2011

Turismo Cervejeiro em Londres - Euston Tap




Se sua idéia é sair um pouco do roteiro de pubs tradicionais em Londres e ainda assim beber boas cervejas, com certeza o melhor local para fazer isso é o Euston Tap. Ele fica localizado na Euston Road, a cerca de 10 minutos a pé da estação de trem St Pancras e bem perto também do The Bree Louise, assunto do último post. 




À primeira vista você não consegue reconhecer o local pois o prédio onde ele se localiza mais parece um mini arco do triunfo. Com decoração simples mas moderna, o foco está mais nas cervejas importadas que nas tradicionais Ales inglesas, apesar de que você encontra ambos por lá. A seleção de cervejas on tap é muito boa, incluindo algumas das melhores novas microcervejarias londrinas como Redemption e Candem, além de algumas importadas bem conhecidas como a escocesa BrewDog, as americanas Anchor e Victory e mais algumas belgas. Eles possuem sempre 8 Cask Ales, 20 Kegs, além de cerca de 150 cervejas em garrafa. sendo a maioria delas importadas. Se puder provar algumas cervejas da londrina The Kernel você não irá se arrepender.

Quadro com lista das cervejas em Kegs.

Mais um quadro com a lista de cervejas em Casks.

O ambiente é bem descontraído e não encontrei maiores dificuldades para achar um lugar por lá. No andar inferior você pode se encostar no balcão principal ou nas laterais e no andar superior existem mesas para maior conforto, mas tem que descer e subir a escada em espiral para pegar suas cervejas. Além da qualidade das cervejas selecionadas, posso dizer que foi lá que paguei um dos preços mais baixos pelos chopes (taps).

Uma das 2 geladeiras com cervejas em garrafas. 
Muitas belgas e americanas disponíveis.

Nessa noite já tinha bebido algumas cervejas no The Bree Louise e por isso no Euston Tap só provei essas aqui:




Redemption Trinity - American Pale Ale, 3% ABV (Cask).


Cor âmbar, lípida.
Aroma de lúpulo cítrico bem intenso, frutado, limão, grapefruit, picante.
Paladar com leve malte, lúpulo (cítrico, frutado, limão, grapefruit, picante), bom amargor e baixa carbonatação.


Muito boa. Nessa mesma noita já havia provado a Pale Ale da Redemption no Bree Louise. A Redemption é uma nova cervejaria londrina que faz Ales u pouco fora do perfil tradicional. Esta leva lúpulos cítricos e lembra bem as produções americanas.




Oxfordshire Ales Marshmellow - Extra Special Bitter, 4.7%ABV (Cask).


Cor âmbar, límpida.
Aroma de malte, adocicado, caramelo, leve lúpulo (picante).
Paladar: Malte, caramelo, doce, leve lúpulo (herbáceo, leve picante), leve amargor, residual doce bem presente e baixa carbonatação com textura cremosa.


Um pouco doce se comparada com outras ESB que já provei mas é uma boa cerveja. Escolhi pelo nome diferente esperando algo inusitado mas nada nela me surpreendeu.

21 novembro 2011

Turismo Cervejeiro em Londres - The Bree Louise





O The Bree Louise é um pub tradicional de Londres localizado na região de Euston. Fica relativamente perto da estação de trem St Pancras e a somente duas quadras da estação Euston do metrô. Essa é uma região de Londres cheia de edifícios de escritórios e não é tão bohêmia como o Covent Garden, onde encontrei a maioria dos pubs que visitei. 

Cervejas e Cidras disponíveis no Bree Louise.


Este foi um dos pubs que mais gostei em Londres por duas razões. Primeiro pelas Real Ales que encontrei por lá. Com certeza algumas estão entre as melhores que provei na cidade além de que foi o único local onde encontrei Gravity Ales, as Real Ales servidas dos casks somente por gravidade, sem nem mesmo a ajuda de uma bomba manual. O segundo motivo foi a comida que encontrei lá. Nada muito elaborado, mas uma comida barata, tradicionalmente inglesa e gostosa: as pies ou tortas inglesas. Essas são feitas com massa folhada por cima de um recheio em um refratário. Escolhi a de carne com cogumelos e vinho tinto, mas também havia outras opções de tortas, massas além de uma boa tábuas de queijos (veja o cardápio). 

Torta de carne, cogumelo e vinho tinto com batata frita e uma Gravity Ale.


Lá eu provei as seguintes Ales:



Redemption Pale Ale -  English Pale Ale, 3.8% ABV (Cask).

Cor âmbar, leve turbidez.
Aroma de malte, caramelo e lúpulo.
Sabor leve maltado, algo adocicado e leve lúpulo picante, com amargor agradável. Baixa carbonatação

A Redemption é uma das novas microcervejarias londrinas e costuma fazer algumas cerveja com novas variedades de lúpulos. A Pale Ale é uma receita mais básica deles.


Gravity Ales no balcão. Provei as duas ao centro.


Cottage VC-10 - Bitter, 4.5%ABV(Cask, Gravity).

Cor âmbar, levemente turva.
Aroma de lúpulo (picante, leve cítrico) e leve malte caramelo.
Sabor de malte, leve adocicado, caramelo, lúpulo (picante, leve cítrico), amargor agradável e carbonatação muito baixa.

Chimera I.P.A


Downtown Chimera IPA - English India Pale Ale, 6.8%ABV (Cask, Gravity).

Cor âmbar clara e levemente turva.
Aroma e sabor leve de malte, leve adocicado, caramelo, lúpulo (floral e picante) e bom amargor. Baixíssima carbonatação e corpo médio/baixo.

Uma cerveja com mais personalidade vinda do lúpulo com notas picantes e florais. Impressionante como a carbonatação das Gravity Ales é baixa.




Windsor & Eton Conqueror Black IPA - Black IPA, 5% ABV (Cask).

Cor marrom bem escura, reflexos vermelho escuro.
Aroma de lúpulo (cítrico floral) e torrefação. 
Sabor de torrefação, café, lúpulo (cítrico, picante), amargor bem presente, baixa carbonatação, seca.

Ótima cerveja. Uma das melhores que provei em Londres.

16 novembro 2011

Turismo Cervejeiro em Londres - The Mawson Arms.



Ao chegar na Fuller`s para fazer uma visita acabei tendo que esperar bastante e por isso resolvi beber algumas cervejas no Pub que fica localizado do lado de fora da cervejaria. O The Mawson Arms é de propriedade da Fuller`s. A visita à cervejaria começa nele. Lá você paga para fazer a visitação e espera o seu guia chegar.


O ambiente é bem agradável. Na entrada ele parace um Pub mais tradicional com o balcão, algumas mesas pequenas com bancos altos e um sofá de couro com uma mesa baixa. Na parte de trás ele tem um pequeno salão com diversas mesas e cadeiras para você sentar e aproveitar uma refeição. Era exatamente a hora do almoço quando estive lá e o local fica cheio. Além de beber algumas Fuller`s diferentes das que já conhecia também pedi um Fish and Chips para almoçar.

 Bebi a seguintes cervejas:


 Fuller`s Chiswick Bitter – Bitter, 3.5% ABV (Cask).

Cor: Cobre, límpida.
Aroma: Lúpulo fresco (pinho, picante), malte, caramelo.
Paladar: Malte, caramelo, leve adocicado, lúpulo (leve herbáceo, picante), leve amargor, baixíssima carbonatação.

Cerveja bem leve, com amargor presente mas bem restrito e bom aroma de lúpulo.


 George Gale Seafarers Ale – Bitter, 3.6%ABV, (Cask).

Cor: Cobre, límpida.
Aroma: Malte, caramelo, lúpulo (picante e herbáceo)
Paladar: Malte, caramelo, lúpulo (picante e herbáceo), bom amargor, baixíssima carbonatação.

A cervejaria George Gale foi adquirida pela Fuller`s em 2005. Hoje a Seafares Ale é fabricada na Fuller`s. Esta é uma cerveja bem leve e refrescante mas com bom amargor, de média/baixa intensidade.


 Fuller`s Pale Ale - English Pale Ale, 3.5%ABV, garrafa 275ml.

Cor: Cobre, límpida.
Aroma: Malte, caramelo, lúpulo (picante, herbáceo, leve cítrico).
Paladar: Malte, caramelo, lúpulo (picante, herbáceo, resinoso, leve cítrico), bom amargor, equilibrado, carbonatação bem presente, seca.

Diferente das Real Ales servidas direto dos Casks, esta aqui é refermentada na garrafa e por isso tem carbonatação mais presente. Ela tem um perfil delicado mas com bastante sabor e boa presença e complexidade de lúpulos ingleses. Nunca tinha visto esta cerveja nem sabia da sua existência. Não encontrei nem mesmo na loja da Fuller`s.


 Fuller`s Bengal Lancer – English India Pale Ale, 5%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Cobre,  límpida.
Aroma: Lúpulo (picante, herbáceo, cítrico), frutado (laranja), malte, caramelo.
Paladar: Malte, caramelo, lúpulo (picante, herbáceo, cítrico), frutado (laranja), malte, caramelo, carbonatação presente, bom amargor, seca.

Boa cerveja. Belo exemplar de English IPA com notas de lúpulo mais intensas no aroma e sabor mas com amargor bem equilibrado e gostoso. Muito frutada, lembrando laranja. A Belgal Lancer é uma nova cerveja sazonal de inverno da Fuller`s. Segundo a cervejaria, ela foi inspirada nas cervejas tradicionais do estilo. Os Bengal Lancer`s eram uma companhia de cavalaria indiana que foi comandada pelo exército britânico a partir de aproximadamente 1860, apesar de que suas origens remontam a 1700. A maioria dos oficiais eram britânicos ou anglo-indianos e todos usavam uniformes britânicos, muitas vezes com turbantes típicos indianos na cabeça.

Fish and Chips para almoçar. 
Antigamente o Fish and Chip era embalado em jornal. Hoje é proibido por razões de higiene mas no Mawson Arms eles usam um papel absorvente que imita jornal.

14 novembro 2011

Turismo Cervejeiro em Londres - Fuller`s Brewery Shop



Uma das paradas obrigatórias quando estiver visitando a Fuller`s é a loja da cervejaria. Não é necessário pagar a visita guiada para ter acesso à ela. A loja fica do lado de fora e pode ser acessada por qualquer pessoa. Lá podemos comprar diversos itens relacionados à cervejaria como camisas, bonés, copos, toalhas de bar, bandejas e outros souvenirs. 

Achei as camisas caras mas os copos tem preços bem interessantes. Mesmo com tantos itens à venda não dá para esquecer de comprar algumas cervejas. Além da linha regular da Fuller`s, podemos também encontrar algumas das séries especiais, como Vintage Ale (desde de 1999 até a de 2011), Brewers Reserve (tinha a No 2 e 3, a 1 já acabou) além da nova Past Masters.

Vejam as imagens abaixo e me digam se não dá vontade de passar algumas horas se esbaldando por lá.




Série Vintage Ale: de 1999 até 2011 por no máximo 7 Euros cada (média de 5 Euros).

Copos, canecas e taças. 

Variados souvenirs: camisas, toalhas de bar, bandejas, bolsas, guarda chuva, chaveiro, artigos de golfe...

Nova série Past Masters: XX Strong Ale e Double Stout.
Aguardem a avaliação dessas cervejas em um novo post.

Descrição comercial da Past Maters Double Stout.

Descrição comercial da Past Masters XX Strong Ale.

Fuller`s Brewer`s Reserve N.2 (envelhecida em barril de conhaque) e Brewer`s Reserve N.3 (envelhecida em barril de uísque). Cerca de 7 Euros cada.
A Brewer`s Reserve N.1 já estava esgotada.

Turismo Cervejeiro em Londres - Visita à Fuller`s Brewery



Chegando na Fuller`s.

A Fuller`s Brewery é uma das maiores cervejarias independentes do Reino Unido. Ela fica no subúrbio de Londres, em Chiswick. Uma das formas mais fáceis de chegar lá é através do metrô. Basta pegar as linhas Picadilly ou District e descer na estação Turnham Green. Ao descer da estação, são cerca de quinze minutos de caminhada até a cervejaria. Saia na direção da esquerda e siga quase que em linha reta até atravessar uma larga avenida e encontrar a cervejaria. Veja este caminho a pé detalhado aqui.


Ainda antes de entrar já podemos ver os caminhões no estacionamento.

O tour pela cervejaria custa 10 libras se pago adiantado ou 12 se pago na hora. Recomendo marcar sua visita na cervejaria através do telefone ou do site. Para os aficionados por cerveja, estar em Londres e não visitar a cervejeria Fuller`s é o mesmo que um católico ir a Roma e não visitar o Vaticano. Respeitando as devidas proporções, realmente visitar cervejaria às vezes fica bem repetitivo, principalmente quando estamos falando de cervejarias grandes como a Fuller`s, pois sempre vemos os mesmos tipos de equipamentos e escutamos sobre o processo de fabricação. 


Quando visitamos cervejarias pequenas geralmente temos contato direto com os donos e cervejeiros e sentimos a paixão deles pelo trabalho. Não digo que a visita na Fuller`s não vale a pena, muito pelo contrário. Poder ver como são feitas suas cervejas preferidas é algo realmente imperdível, mas convenhamos que a melhor parte da visita mesmo é quando chegamos ao final e podemos desfrutar de quase todas as cervejas do portfólio, a não ser algumas sazonais e a série Vintage Ale. Você fica quase uma hora por lá degustando o que você quiser. 


Outro ponto importante na visita à Fuller`s é a loja da cervejaria que fica localizada no lado externo. Não precisa fazer a visita guiada para comprar na loja e lá é possível encontrar algumas raridades da cervejaria. Em outro post falo mais sobre isso.


A visita à Fuller`s começa com uma concentração do grupo no pub que fica no lado externo da cervejaria o he Mawson Arms. De lá o grupo segue para o ponto inicial, que também é o final da visita, o The Hock Cellar. Veja em imagens um pouco da visita:


The Hock Cellar, onde iniciamos e terminamos a visita na Fuller`s.
Neste local encontramos um pequeno museu além da área de degustação.

Mostruário com amostras em garrafas de quase toda a linha Fuller`s.
Clique na imagem para visualizar melhor.

Pequena explicação sobre a fabricação de cerveja ainda no The Hock Cellar.

Seja bem vindo à cervejaria Fuller`s. 
Este local é o primeiro que visitamos dentro da área onde a cerveja é feita.

Esta é a câmara refrigerada onde o lúpulo é estocado.

Área onde ficam os moinhos de grãos.
Amostras de malte à frente.

 
Tina de mostura.

Texto explicativo sobre o funcionamento da tina de mostura.
9.000 kilos de grãos são são misturados com água quente . As enzimas no malte quebram o amido em açúcares. O mosto quente é drenado e água quente é aspergida sobre os grãos.

Tinas de fervura.

Texto explicativo sobre o funcionamento da tinas de fervura.
O Lúpulo é adicionado e fervido junto com o mosto doce por 1 hora para adicionar amargor e aroma.

Antiga tina de fervura de cobre.

Explicação sobre a antiga tina de fervura.

Laboratório da cervejaria.

Antigo fermentador aberto não mais utilizado.

Área de distribuição com vários Kegs (parecido com o nosso chope).

Casks (barris com Real Ales) na área de distribuição.

Caminhões da Fuller`s.
Quero um desses para mim.

Barris de madeira que foram utilizados para maturar cervejas da série Brewers Reserve.

Terminando a visita na cervejaria e se dirigindo ao The Hock Cellar para a degustação das cervejas.

Final da visita na área de degustação no The Hock Cellar.
Cervejas servidas no dia: Discovery (Cask), Honey Dew (Keg), Seafarers Ale (Keg), Chiswick Bitter (Cask), HSB (Cask), London Pride (Cask e Keg), Red Fox (Cask), ESB (Cask), London Porter (Keg), Past Masters XX Strong Ale (garrafa), Past Masters Double Stout (garrafa), Bengal Lancer (garrafa).

Um brinde com nosso guia. 
Ele tem mais anos de trabalho na Fuller`s que eu de idade.

Final da visita no museu no The Hock Cellar.

Final da visita no museu no The Hock Cellar.

Final da visita no museu no The Hock Cellar.

Se despedindo da Fuller`s.
Related Posts with Thumbnails