22 dezembro 2011

Leffe Bière de Noël - Kerstbier



Seguindo a tradição de posts sobre cervejas de Natal e depois de publicar duas cervejas que não podem ser comprada no Brasil, resolvi mudar um pouco e hoje falo sobre uma que pode ser encontrada aqui. Pelo menos podia. Não sei se ainda existem exemplares dela à venda.

A Leffe é uma das cervejas com o preço mais em conta à venda no Brasil, pelo menos suas versões Blond, Brune e Radiese, importadas pela Ambev. As outras versões, como esta de Natal, infelizmente chegam a preços bem mais altos.

Provei todas as que são vendidas no país mas me limito agora a falar somente sobre a Bière de Noël, também conhecida como Kerstbier.


Leffe Bière de Noël (Kerstbier) - Dubbel/ Spiced Ale, 6.6% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cobre escura/marrom, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege.
Aroma: Anis, alcaçuz, malte, leve fenólico, leve frutado.
Paladar: Malte, leve adocicado, caramelo, leve fenólico (cravo), anis, alcaçuz, condimentado, leve frutado (frutas escuras), leve álcool, leve amargor final com sensação picante, residual doce, corpo médio/baixo.

Cerveja com aroma pouco presente. A característica mais marcante do aroma é mesmo o anis e alcaçuz. No sabor ela melhora. Aparecem mais o fenólico e o frutado mas de forma bem mais tímida que em outras versões da Leffe. O uso de condimentos em cervejas belgas é bem comum. Aqui é fácil perceber que os condimentos foram adicionados e não simplesmente produzidos pelo fermento. Acredito que a cerveja poderia ficar melhor se os condimentos estivessem mais equilibrados com o restante do conjunto.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails