31 maio 2011

Stone Vertical Epic Ale 09.09.09



A Stone já foi assunto de vários posts aqui no blog com suas cervejas India Pale Ale, Ruination IPA e Smoked Porter, além do evento de degustação com 40 opções diferentes em Nova Iorque. Esta cervejaria californiana se destaca no mercado americano produzindo os mais diversos estilos de cervejas com muita ousadia e qualidade, além de uma mão bem pesada para o Lúpulo.

Um dos projetos mais interessantes e criativos da Stone é a série Vertical Epic. Esta é uma série especial de Ales refermentadas na garrafa e projetadas para envelhecer bem até o ano de 2012. Uma cerveja diferente é lançada a cada ano, sempre com o intervalo de 1 ano, 1 mês e um dia entre elas. A primeira foi lançada em 02/02/02 e portanto as seguintes foram 03/03/03, 04/04/04, 05/05/05 e assim por diante até a última que será lançada em 12/12/12. Nenhuma das receitas foi repetida e a intenção da cervejaria é de fazer uma degustação vertical no dia 12/12/12 com todas as cervejas da série. O site da Stone traz uma descrição de todas as Epic Ales lançadas até hoje, incluindo as receitas de cada uma para que "homebrewers" possam reproduzir as cervejas em casa.

Contra rótulo em "silk screen" da cerveja (Clique na imagem).

Mais informações do contra rótulo (clique na imagem).

Eu consegui uma Stone Vertical Epic 09/09/09. A cervejaria a classifica como uma Imperial Porter feita no estilo belga. Na receita da cerveja eles utilizaram maltes escuros, candy sugar escuro e fermento belga. Cascas de tangerina e favas de baunilha foram usadas como temperos especiais no final da fervura e na maturação foram adicionados chips de carvalho. Abaixo minhas impressões sobre ela:


Stone Vertical Epic Ale 09.09.09 - Belgian Dark Strong Ale, 8.6% ABV, garrafa 660ml, US$ 6,80.

Cor: Preta, opaca.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege escura, boa consistência, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, torrefação, chocolate, leve café, frutado (banana passa), cítrico, baunilha, fenólico, picante, madeira (carvalho).
Paladar: Malte, torrefação intensa, chocolate, fenólico, frutado (banana passa), citrico, acidez da torrefação, álcool, baunilha, madeira (carvalho), final mais adocicado com algum amargor acompanhando, ótimo corpo, textura aveludada, levemente seca, carbonatação relativamente baixa.

Ótima cerveja. Rica e intensa. Complexa, com muitas camadas de sabor, mas ao mesmo tempo fácil de beber. Esta é daquelas para se apreciar com calma, pois sendo tão fácil de beber ela pode se tornar perigosa. Hora ela lembra uma Belgian Dark Strong Ale, com seu fenólico bem presente trazendo notas picantes e condimentadas além do frutado (banana passa), ora lembra uma Imperial Stout (ou Porter como quer a cervejaria), com muito malte, chocolate e torrefação em um corpo denso e alcoólico. As notas de baunilha e carvalho são bem evidentes. Neste caso elas podem vir tanto das favas da especiaria como dos chips de carvalho. Para completar, ela tem um toque cítrico, que não chega a lembrar os típicos lúpulos americanos e poderia ser encontrado em uma Black IPA/Cascadian DarkAle. Aqui este cítrico vem da adição das cascas de tangerina. Interessante, instigante e delicioso.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails