09 maio 2011

Anderson Valley High Rollers Wheat Beer



A cervejaria Anderson Valley foi a primeira americana a chegar no Brasil. Quase todas as cervejas da marca que chegaram ao país foram assunto de um outro post. A única cerveja que chegou ao país e não estava naquele post foi a High Rollers Wheat Beer, uma cerveja de trigo. 

As cervejas de trigo mais tradicionais do velho mundo são as Hefeweizens alemãs e as Witbiers belgas. Apesar de ambas usarem o trigo maltado como um dos principais ingredientes, elas possuem características que as tornam bem diferentes uma da outra. As alemãs possuem os tradicionais frutado e fenólico produzidos durante a fermentação e que lembram banana/ tutti-fruti e cravo respectivamente. As belgas se diferenciam por ter ingredientes inusitados na receita, como sementes de coentro e cascas de laranja curaçao, que deixam a cerveja bem condimentada, perfumada e cítrica. 

A High Rollers Wheat Beer segue outro estilo de cerveja de trigo. Ela é uma típica American Wheat Beer, ou cerveja de trigo americana, estilo reconhecido pelo BJCP. A cerveja de trigo americana não apresenta nada do frutado e fenólico típicos das alemãs devido ao uso de um tipo diferente de fermento. Elas também não apresentam as características típicas das Witbiers belgas pois não levam os mesmo ingredientes. A característica principal delas vem dos lúpulos americanos que deixam a cerveja bem cítrica e frutada, com notas de limão. Nos EUA, essas cervejas geralmente são servidas com uma fatia de laranja adornando o copo. Somente uma característica é compartilhada entre os três estilos de cerveja de trigo. Todas são extremamente leves e refrescantes.


Anderson Valley High Rollers Wheat Beer - American Wheat Beer, Ale, 5.3% ABV, garrafa 650ml.

Cor: Amarela, levemente turva.
Espuma: Média formação e boa duração, cor branca, deixa boas marcas no copo.
Aroma: Lúpulo, cítrico, frutado, limão, leve malte, mel.
Paladar: Malte, leve adocicado, mel, leve frutado (limão), lúpulo, cítrico, amargor final de média/baixa intensidade e média duração, boa carbonatação, refrescante, baixo corpo.

Cerveja agradável. Muito refrescante e fácil de beber. Nada de cravo e banana nela. Na realidade a cerveja tem notas agradabilíssimas de lúpulos cítricos que lembram limão. A tradicional fatia de laranja no copo é totalmente dispensável na minha opinião e até pode mudar o sabor e a manutenção de espuma da cerveja. Esta cerveja chegou no Brasil no início de 2010 mas a importadora deixou de trazer esta versão de trigo.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails