25 maio 2011

Anchor Steam Beer



A história da Anchor Brewing Company teve início ainda na época da corrida do ouro na Califórnia. O cervejeiro alemão Gottlieb Brekle chegou em São Francisco e começou a fazer cerveja. Em 1896, aproximadamente quatro décadas depois, o também cervejeiro e alemão, Ernst F. Baruth e seu genro Otto Schinkel Jr compraram a cervejaria e a nomearam de Anchor pela primeira vez. 

Desde esta época eles se notabilizaram produzindo o que se convencionou chamar de Steam Beer, um estilo próprio da costa oeste americana que utilizava fermento Lager mas fermentava em temperaturas mais altas e apropriadas para Ales devido a dificuldade em conseguir gelo na época. Hoje o termo Steam Beer é de propriedade da Anchor. Outras cervejarias que reproduzem o estilo devem chamar suas cervejas de California Commom Beer. 

Em 1906 a cervejaria sofreu um incêndio devido ao grande terremoto que atingiu São Francisco. Em 1907 ela foi reconstruída em outro local, por onde funcionou até o decreto da lei seca nos EUA em 1920. Após o fim da lei seca, em 1933, a cervejaria foi aberta em novo endereço mas sofreu um incêndio após somente um ano. Novamente reconstruída em outro endereço ela funcionou bem até a década de 50, quando as Lager produzidas em massa começaram a se tornar mais populares. Em 1959 a cervejaria foi fechada, mas reabriu um ano depois. Em 1965, devido a problemas na administração e na manutenção da qualidade da cerveja, a Anchor já estava prestes a ser fechada novamente quando o jovem Fritz Maytag comprou os direitos sobre 51% da empresa por alguns milhares de dólares. Ele fez investimentos em equipamentos e na limpeza do processo, mudando a forma como a ceveja era feita. Em 1969 ele já era o único proprietário. As primeiras Anchor Steam Beer foram engarrafadas após dois anos. Em 1975 outras quatro cervejas faziam parte do portifólio da Anchor: Porter, Liberty Ale, Old Foghorn e a primeira Christmas Ale anual da cervejaria. 

A Anchor é considerada uma das primeiras micro cervejarias modernas americanas e seu sucesso inspirou muitos outros. Depois dela surgiram outras cervejarias artesanais que juntas foram responsáveis pelo início do movimento conhecido por "Craft Beer Renaissance" no final da década de 70. Em 2010, a Anchor foi vendida para dois executivos que se comprometeram a expandir a capacidade da cervejaria mantendo a qualidade de artesanal.


Anchor Steam Beer - California Commom, Lager, 4.9% ABV, garrafa 355ml, US$ 1.69.

Cor: Cobre, límpida.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege clara.
Aroma: Malte, caramelo, lúpulo (herbáceo, condimentado, picante).
Paladar: Malte, doce, caramelo, lúpulo (herbáceo, condimentado), amargor final de média intensidade e boa duração, levemente seca, corpo médio.

Boa cerveja. Simples mas gostosa e fácil de beber. O estilo California Commom Beer guarda certa semelhança com as American Pale Ales e Amber Ales. Estas se diferenciam pelo uso de lúpulos mais cítricos.  Na Anchor Steam Beer os lúpulos aparecem bem no aroma e sabor com notas mais condimentadas e herbáceas. No sabor o lúpulo dá um bom amargor que pode até ser considerado leve perto de outras produções americanas. Eu degustei esta cerveja em Nova Iorque e por isso a foto não segue o padrão que costumo publicar. Mesmo assim quis dividir com meus leitores um pouco da história dessa cervejaria e da cerveja.

2 comentários:

Flávia Ramos disse...

Tive o prazer de provar a ANCHOR em San Francisco no Pier... Fiquei maravilhada com o sabor, a cor, o aroma... ideal para mulheres! rsrsrs. Provei tbm uma artesanal em Tombstone no Arizona. A cerveja dos Cowboys. Mas não lembro o nome...

Gostei da idéia do blog!

Rodrigo Campos disse...

Um dia ainda faço exatamente o que você fez. Quem viver verá!

Próxima viagem com grande possibilidade de ir à Califórnia.

Abraço.

Related Posts with Thumbnails