07 dezembro 2010

Stone Smoked Porter


Tempo para mais uma cerveja da Stone, esta cervejaria californiana conhecida pela suas produções ousadas. Em outros momentos aqui no blog você já pôde conhecer a Stone India Pale Ale e um evento onde 40 cervejas da Stone estavam disponíveis. Agora divido com vocês a minha experiência com esta Smoked Porter, ou seja, uma Porter com um toque defumado. Este não é um estilo reconhecido, trata-se de uma mistura de estilos, fruto da vontade da cervejaria em fabricar algo inovador.

Contra rótulo da Smoked Porter. Veja a explicação sobre a Gárgula da Stone e o perfil da cerveja.
Clique na imagem para ver melhor.

As garrafas da Stone não têm rótulo tradicional. Elas são pintadas com silk screen e sempre contém muita informação e irreverência. No contra-rótulo da Smoked Porter podemos ver um pouco dessa irreverência ao explicarem o motivo da Gárgula. Ela protege as cervejas da Stone contra os espíritos malignos do mundo moderno, como conservantes, aditivos e adjuntos.


Stone Smoked Porter - Porter, Ale, 5.9% ABV, garrafa 660 ml, US$ 7.

Cor: Preta, límpida, reflexos de cor marrom.
Espuma: Boa formação e média/alta duração, cor bege escura, deixa marcas.
Aroma: Malte, leve defumado, torrefação, café, chocolate, lúpulo (herbáceo, condimentado).
Paladar: Malte, chocolate, torrefação, café, leve defumado (diferente das Rauchbiers), acidez bem controlada, bom amargor de média intensidade e boa duração, final amargo e torrado, bem seca, corpo médio.

Boa cerveja. Bom equilíbrio entre chocolate, café e um leve defumado. Amargor bem presente mas sem incomodar ou travar, ficando em segundo plano. Achei o aroma bem neutro. A cerveja se revela mesmo é no sabor, rico e intenso.

O Pint da Stone também tem a explicação sobre a gárgula.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails