09 dezembro 2010

Hoppin` Frog Hoppin` to Heaven IPA



Hoppin` Frog é uma pequena cervejaria localizada na cidade de Akron, no interior do estado americano de Ohio. A cervejaria foi fundada no ano de 2000 por Fred Karm, que além de proprietário também trabalha como mestre cervejeiro. No website da cervejaria não é possível obter muita informação, mas vemos que eles gostam de resaltar a qualidade de suas cervejas. O equipamento utilizado por eles para as brasagens permite o uso de quantidades maiores de malte e uma engarrafadora especial ajuda a manter a qualidade da cerveja por um tempo maior nas prateleiras.

Entre as produções da Hoppin` Frog encontramos principalmente os novos estilos intensos americanos, como uma India Pale Ale, duas Double IPA (uma das quais é denominada de Tripel IPA pela cervejaria), duas Imperial Stouts (sendo uma denominada de Double Imperial Stout pela cervejaria), uma Imperial Stout com maturação em barril, entre outras. Podemos perceber que eles gostam de produzir o que os americanos chamam de "Big Beers", que podemos traduzir como cervejas extremas. A julgar pela pontuação das cervejas deles no Beer Advocate, eles têm conseguido agradar. A Hoppin` to Heaven IPA não é bem uma das "Big Beers". Esta é uma das mais básicas da cervejaria.


Hopin` Frog Hoppin` to Heaven IPA - 6.8% ABV, garrafa 650ml, 68 IBU, US$ 8.

Cor: Cobre, levíssima turbidez,.
Espuma: Altíssima formação e boa duração, cor marfim, bem consistente, deixa marcas bem espessas no copo.
Aroma: Lúpulo, frutado, cítrico, herbáceo, maracujá, grapefruit, laranja, malte, caramelo.
Paladar: Malte, doce, caramelo, lúpulo, cítrico, frutado, maracujá, laranja, herbáceo, leve álcool, amargor final de grande intensidade e duração, bom corpo, levemente seca.

Boa cerveja. Apesar de bem amarga, ela é bem agradável. O conjunto é bem harmonioso e consegue ser elegante e até mesmo leve perto de outras IPA americanas que tive a oportunidade de provar. Destaque para as notas cítricas e frutadas de lúpulo, lembrando maracujá e laranja, mas as notas herbáceas também aparecem. Lembrou muito a Colorado Indica. Não sei se em uma degustação comparativa elas seriam iguais, pois acredito que a Hoppin` to Heaven IPA deve ser mais intensa, mas existem semelhanças claras no perfil das duas cervejas. São duas IPA americanas, que utilizam variedades americanas de lúpulo e que possuem um conjunto extremamente leve e agradável, diferente de algumas IPA americanas intensas e de menor drinkability.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails