05 dezembro 2010

Ayinger Celebrator Doppelbock



A cervejaria Ayinger foi fundada por Johann Liebhard no ano de 1878. O início da construção do prédio foi em 1877. A primeira cerveja foi fabricada no inverno do mesmo ano, aproveitando o frio para a maturação, e finalmente em fevereiro de 1878 ela estava pronta para ser servida. A cervejaria fica localizada na cidade de Aying, a 25 km de Munique, a capital do estado da Baviera. Até hoje a cervejaria é administrada pela mesma família.

A maioria das cervejas produzidas por eles são lagers, de baixa fermentação, mas também são produzidas algumas weissbiers, de alta fermentação. Entre todas as cervejas do portifólio da cervejaria, a mais famosa deve ser a Celebrator, a Doppelbock que conquistou o mercado americano e que sempre aparece como uma das melhores cervejas alemãs em todos os maiores rankings cervejeiros. Cerca de 10% da produção é destinada para exportação, principalmente Itália, EUA, Espanha, França e Escandinávia.

Encontrei esta garrafinha em Nova Iorque. Ela é bem fácil de encontrar por lá. Já tinha uma curiosidade muito grande em relação a esta cerveja. Não perdi a oportunidade e trouxe uma comigo.


Ayinger Celebrator Doppelbock - Doppelbock, Lager, 6.7% ABV, garrafa 330ml, US$ 3,50.

Cor: Preta, quase que totalmente opaca, levíssimo reflexo marrom escuro.
Espuma: Boa formação, média duração, cor bege escura (caramelo).
Aroma: Malte, torrefação, caramelo, chocolate, frutado? (frutas escuras, passas), leve álcool.
Paladar: Malte, doce, torrefação, caramelo, chocolate, leve álcool, leve acidez, leve picante, amargor de média intensidade e duração, final doce, amargo e alcoólico, bom corpo.

Boa cerveja. Muito equilibrada e fácil de beber para uma doppelbock. Muito malte no conjunto, com uma complexidade pouco comum para o que já provei em outras cervejas do mesmo estilo. Nesta, além de caramelo e doce, também tem uma boa dose de torrefação e chocolate. No sabor, o álcool aparece bem, assim como manda o estilo, e traz alguma picância, mas não incomoda em momento algum.

O que achei curioso é que a Baden Baden faz uma doppelbock bem semelhante a esta, a Celebration Inverno. Provei uma poucos dias antes de abrir a Ayinger Celebrator. Elas possuem a mesma cor e a mesma tendência puxada mais para a torrefação e algo de chocolate. Será que saiu daqui a inspiração para a receita da Celebration Inverno?


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails