24 novembro 2010

Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel


Depois de muito tempo temos mais uma cerveja da Brasserie D`Achouffe aqui no blog. Esta cervejaria belga fundada em 1982 tem um gnomo como seu mascote e produz algumas cervejas que são verdadeiros ícones cervejeiros do país, como a famosa La Chouffe. Em 2006, o grupo Duvel Moortgat, da também famosa Duvel, comprou esta pequena cervejaria belga.

A Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel foi produzida pela primeira vez em 2006. Houblon significa lúpulo em francês, principal língua falada na região da cervejaria. Conclui-se a partir do nome que a cerveja tem o lúpulo como destaque. Na realidade são usados 3 tipos de lúpulo na sua fabricação: Tomahawk para amargor, Saaz para aroma e Amarillo no dry hopping. São 59 unidades de amargor (IBU) proporcionadas por esta lupulagem.

Há referências também de dois estilos distintos de cerveja no nome, a IPA, típica inglesa e agora também com interpretações mais intensas norte americanas, e a Tripel, típica belga. Apesar das referências o estilo correto dela é o Belgian IPA, que estabelece uma mistura das sensações proporcionadas pela levedura belga, com frutados e fenólicos, com a lupulagem típica de uma IPA (inglesa ou americana). É um estilo relativamente novo que busca espaço no mercado americano, ávido por cervejas lupuladas.


Houblon Chouffe Dobbelen IPA Tripel - Belgian IPA, Ale, 9% ABV, garrafa 750ml.

Cor: Dourada, levíssima turbidez.
Espuma: Alta formação e duração, cor btranca, muito consistente, deixa muitas marcas no copo.
Aroma: Malte, frutado (laranja, limão, tangerina), cítrico, lúpulo (floral, cítrico, herbáceo, condimentado).
Paladar: Malte, leve adocicado, frutado (laranja, limão, tangerina), lúpulo, cítrico, picante, leve álcool, amargo final de boa intensidade e duração,alta carbonatação, corpo médio/alto.

Ótima cerveja. Possui muitas características em comum com a La Chouffe, mas traz um protagonismo do lúpulo não encontrado em sua irmã mais velha. Como pede o estilo, o aroma é intensamente lupulado e o sabor tem um ótimo amargor, mas não é uma cerveja que possui desequilíbrio. Apesar de amarga, existe um balanço agradável porporcionado pelo malte em todos os momentos. É uma cerveja agradabilíssima, fácil de beber. Ela é considerada uma das melhores do mundo em seu estilo.


Um comentário:

talespf disse...

Fala Rodrigão!

Acho q foi essa q eu tomei no RJ, no Beertaste.

[]s.

Related Posts with Thumbnails