03 abril 2010

Gouden Carolus Easter Beer - A cerveja de Páscoa

 

Neste último mês de dezembro eu fiz uma série de posts sobre cervejas que celebram o Natal. Exite uma grande tradição de fabricar cervejas festivas em alguns países, notadamente a Bélgica, provavelmente pela grande criatividade cervejeira dos habitantes deste país. Não temos no Brasil uma grande tradição de fabricar cervejas festivas, mas nestes últimos anos já podíamos encontrar algumas cervejas natalinas fabricadas por aqui além de uma pequena variedade de rótulos importados, o que permitiu a realização desta tarefa.

Para este feriado de Páscoa eu tive a idéia de comentar sobre cervejas que celebrem a data. Infelizmente não existe nenhuma receita fabricada no Brasil e dentre os rótulos de outros países somente encontramos a Gouden Carolus Easter Beer (cerveja de Páscoa em inglês). As cervejas da Het Anker já foram assunto de vários posts neste blog, incluindo suas Cuvée Van de Keizer Blauw e Rood. O motivo disso é realmente a grande variedade de receitas e principalmente a qualidade que podemos desfrutar ao apreciar estas cervejas.

A Gouden Carolus Easter Beer é fabricada todo ano no período da Páscoa. A receita leva três tipos de ervas, o que realmente deixa um caráter bastante condimentado à cerveja. Ao pesquisar sobre esta cerveja pude ver existe uma variação na receita dependendo do ano de produção. Até o ano de 2006 esta era uma cerveja escura, uma Belgian Dark Strong Ale. De 2007 até provavelmente 2009 a receita foi modificada para se obter uma cerveja dourada ou âmbar clara, uma Belgian Golden Strong Ale, que lembrava uma Tripel. Ao que parece, a partir de 2009 a receita foi novamente modificada. A Gouden Carolus Easter foi novamente produzida como uma Dark Strong Ale. Pelos meus cálculos a partir da data de validade desta cerveja que pude degustar (vencimento para fevereiro de 2012), acredito que esta seja uma das primeiras com a nova receita, já que ela tem aproximadamente 3 anos de validade após a fabricação.


Gouden Carolus Easter Beer - Belgian Dark Strong Ale, 10.5%ABV, garrafa 750ml.

Cor: Cobre escura/marrom, levemente turva.
Espuma: Boa formação e duração, cor bege escura, bolhas pequenas, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, adocicado, fenólico, condimentado, cravo, picante, frutado (passas), álcool.
Paladar: Malte, doce, fenólico, condimentado, cravo, picante, frutado (passas), álcool, final levemente amargo, picante e alcoólico, bom corpo.

Boa cerveja. Muito fenólica. Ela é picante e condimentada, lembrando muito cravo. O álcool está bem presente no conjunto e esquenta a garganta ao final de cada gole. A cervejaria recomenda a degustação em torno de 7° C. Eu devo concordar com esta recomendação pois acredito que em temperaturas maiores ela pode ficar desequilibrada na questão do caráter fenólico e alcoólico, os quais poderiam ficar excessivos, prejudicando o drinkability.

2 comentários:

Manzapivo disse...

Bastante marketing para que uma cerveja se chame "de pascoa". As coisas que fazem para vender uma bebida mais cara.

Saludos Rodrigo.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

O coelho da Páscoa que me perdoe, mas não quero mais chocolate de Páscoa, quero cerveja de Páscoa!!

Um abraço,

Jean Claudi.

Related Posts with Thumbnails