03 dezembro 2009

Poperings Hommel Bier




A história desta cervejaria familiar e indepedente tem início já por volta do ano de 1629. A família Van Yedegem tornou-se moradora da cidade de Watou na Bélgica (perto da fronteira com a França) e proprietária de um castelo. Anexo ao castelo eles construíram uma cervejaria. Durante a revolução francesa o castelo e a cervejaria foram destruídos e a família fugiu para a Inglaterra. No mesmo ano da destruição, a cervejaria foi reconstruída por um morador da região.

Em 1862, a cervejaria virou propriedade da família Van Eecke e recebeu um novo nome, Gouden Leeuw (leão dourado em português). Hoje a cervejaria recebe o mesmo nome da família, Van Eecke. Nesta época a cervejaria era conhecida somente na região, mas ganhou projeção depois da II Guerra Mundial. Após a Guerra eles começaram a produzir uma cerveja de abadia, a Het Kapittel. A Het Kapittel é produzida até hoje, mas a cerveja mais popular e que melhor representa a cervejaria é a Poperings Hommel Bier.

Poperinge é uma pequena cidade bem próxima de Watou e é conhecida como a capital do lúpulo na Bélgica. É uma das poucas regiões onde ainda se planta lúpulo na Bélgica e a importância desta planta é tão grande na região que eles têm até um festival de lúpulo que ocorre em setembro, na mesma época da colheita. As férias escolares coincidem com a época da colheita para que as crianças também possam ajudar. As principais variedades de lúpulo plantadas em Poperinge são Wye Target, Northern Brewer, Challenger e Hallertau. Hommel significa humulus no dialeto local e humulus é a denominação botânica do lúpulo, mais especificamente humulus lupulus.

Com esse nome dá para saber que esta é uma cerveja com um perfil lupulado bem assertivo. A Poperings Hommel Bier é uma Belgiam IPA, estilo belga que mistura as reações proporcionadas pelas cepas de fermento belgas com os maravilhosos aroma e amargor porporcionados por uma carga de lúpulo acima do que normalmente encontramos em cervejas belgas. Nesta são utilizados os lúpulos Brewers Gold e Challenger para amargor e Hallertau para aroma. A cerveja ainda recebe uma refermentação na garrafa que contribui para uma maior complexidade.


Poperings Hommel Bier - Belgian IPA, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar, levemente turva.
Espuma: Boa formação e duração, cor marfim, consistente, formando picos, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Lúpulo, cítrico, herbáceo, malte, adocicado, frutado (laranja, limão, maçã), leve picante, condimentado.
Paladar: Lúpulo, cítrico, malte, frutado (limão), leve picante, condimentado, amargor final destacado, com alta intensidade e duração, alta carbonatação, corpo médio, seca.

Ótima cerveja. Tem as características de uma boa Belgian Ale com o toque nada discreto de lúpulo. No aroma, o lúpulo é a primeira sensação que aparece, com notas cítricas mais destacadas, além de herbáceo e condimentado. No sabor, o lúpulo também é bem presente, principalmente cítrico. O amargor é intenso e delicioso com uma sensação residual prolongada. Sou suspeito ao falar, pois adoro cervejas lupuladas. Esta aqui eu adorei.


2 comentários:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Que cor é esta? Só pela cor merece um 10!

Abraço,

Jean Claudi.

Anônimo disse...

Excelente paladar, e um aroma maravilhoso. Rodrigo parabéns não conseguiria defini la tão bem uma pena ser tão difícil acha la aqui no rio de janeiro

Related Posts with Thumbnails