20 agosto 2009

St Feuillien


A Brasserie St Feuillien é comandada pela família Friart, que possui tradição em fabricar cervejas desde 1873 na cidade belga de Le Roeulx. O nome da cerveja foi inspirado em um monge irlandês de nome Feuillien, que emigrou para o continente para pregar o evagelho durante o século VII. Em 1665, enquanto viajava pela região onde hoje fica a cidade de Le Roeulx, Feuillien foi martirizado e decapitado. No local do martírio, os discípulos de Feuillien construíram uma capela. Em 1125 a capela se tornou a Abadia de Prémontrés, que tempos depois se tornou a Abadia de St Feuillien du Roeulx. Nas garrafas da St Feuillien podemos ver a inscrição de ANNO 1125 devido à data de criação da Abadia. Durante séculos os monges conservaram a tradição da fabricação de cervejas até que tempos difíceis forçaram o seu fechamento depois da revolução francesa.

A Família Friart conservou esta tradição de fabricar cervejas e já faz este trabalho a quatro gerações. A Brasserie St Feuillien iniciou como Brasserie Friart e somente assumiu o nome atual no ano 2000. A Brasserie Friart fechou suas portas entre 1980 e 1988 e durante este tempo as cervejas (St Feuillien Dark e Blond na época, ambas com 6.5% ABV) foram produzidas pela Brasserie Du Bocq. Hoje a cervejaria produz uma boa variedade de cervejas entre elas as St Feuillien Blond, Bruin, Tripel, Cuvée de Nöel e Bière de Pâques (Páscoa), além das cervejas Grisette .

Tive o grande prazer de conseguir alguns exemplares das St Feuillien e divido minha experiências com vocês.


St Feuillien Blond (Blonde) - Belgian Blond Ale, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar clara, turva.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor branca, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, adocicado, sementes de coentro, cítrico, frutado (laranja, banana, maçã), fermento, lúpulo.
Paladar: Malte, adocicado, cítrico, frutado (laranja), fenólico, leve picante, leve amargor final, alta carbonatação, corpo médio.

Ótima Blond. Esta é uma das melhores blods que já provei. Lembra um pouco cervejas do estilo Tripel. O aroma já mostra que tem algo muito especial dentro da garrafinha. Muito aromática, com especial destaque para o adocicado (lembra até açúcar puro), o cítrico, frutado e o toque de sementes de coentro. Delícia! O sabor segue o padrão do aroma com o acréscimo do fenólico picante em um bom corpo para o estilo. Pretendo conseguir mais algumas dela.


St Feuillien Bruin (Brune) - Belgian Dubbel, Ale, 7.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Cor cobre escura/marrom, levemente turva.
Espuma: Boa formação, média/baixa duração, cor bege, boa consistência.
Aroma: Malte, doce, frutado (ameixa, passas), toffee, chocolate, vinho do porto, fenólico, picante, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, frutado (ameixa, passas), toffee, chocolate, fenólico, picante, álcool, amargor final, ótimo corpo, textura licorosa.

Ótima cerveja. Aroma bem maltado agradabilíssimo, trazendo notas de frutas escuras e chocolate bem evidente acompanhado de fenólico. No sabor tudo se repete com um picante mais evidente junto do amargor final e da sensação alcoólica que aquece o corpo. Adorei e repetiria muitas outras vezes com certeza.


St Feuillien Tripel (Triple) - Belgian Tripel, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar, levemente turva.
Espuma: Boa formação, média duração, cor branca, bem consistente, deixa muitas marcas pelo copo.
Aroma: Malte, adocicado, cítrico, frutado (laranja), sementes de coentro, condimentado, fenólico.
Paladar: Malte, doce, cítrico, ótimo frutado (laranja), fenólico, picante, leve álcool, amargor final de boa intensidade e ótima duração, corpo médio, alta carbonatação.

Boa Tripel. Bem fenólica e picante com o álcool se fazendo presente na boca. No aroma é possível sentir os maltes, com leve presença de sementes de coentro e um frutado que lembra laranja típico em Tripels. Cerveja fácil e não tão extrema quanto outras Tripels que já provei.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails