21 julho 2009

Steenbrugge

No ano de 1084, Arnoldus van Tiegem fundou a abadia de St. Pieters perto de Bruges, na província belga do Flandres Ocidental. Diz a lenda que Arnold vazia uma cerveja que era utilizada para curar os enfermos. A cerveja é fervida durante a fabricação, eliminando todos os germes, ao contrário da água na época que era imprópria para consumo. Ao estimular o consumo de cerveja, as doenças causadas pela água contaminada eram controladas. Depois da morte de Arnold, seu corpo foi deslocado para seu local de descanço em Metz, na França. Durante a procissão, decidiram fazer uma parada para descançar e beber algo. Encontraram somente uma caneca de cerveja na taverna local. Milagrosamente a caneca não esvaziou a noite inteira e serviu para aplacar a sede de todos. Este foi o milagre atribuído pela Igreja Católica para a canonização de St. Arnold, considerado o patrono dos cervejeiros.

As cervejas Steenbrugge são produzidas pelo grupo belga Palm desde 2003. São quatro variedades produzidas: Steenbrugge Blond, Dubbel Bruin, Tripel e Wit. Um dos diferenciais dessas cervejas é a adição de Gruit, uma mistura de ervas usadas para temperar as cervejas antes da popularização do uso do lúpulo.

Para ver outras cervejas do grupo Palm, clique aqui.


Steenbrugge Blond - Belgia Blond Ale, Ale, 6.5% ABV, garrafa 330 ml.

Cor: Âmbar, levemente turva.
Espuma. Boa formação e média/baixa duração, cor branca.
Aroma: Malte, leve adocicado, fermento, leve frutado (banana), lúpulo.
Paladar: Malte, doce, fermento, leve frutado (banana), leve cítrico, condimentado, leve amargor, alta carbonatação, corpo médio/baixo.

Boa cerveja. De corpo leve e agradável, não muito complexa mas de alto drinkability. Está no mesmo nível de outras Belgian Blonds presentes no mercado brasileiro. Esta tem um bom sabor e um bom aroma, com destaque para o fermento, o frutado lembrando banana e o condimentado. O álcool não aparece em momento algum e também não existe sensação picante.


Steenbrugge Dubbel Bruin - Belgian Dubbel, Ale, 6.5% ABV, garrafas 330 ml.

Cor: Cobre escura/marrom, levemente turva.
Espuma: Média formação e duração de espuma, de cor bege, boa consistência, deixandomarcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento, leve torrado, fenólico, picante.
Paladar: Malte, doce, fermento, leve torrado, fenólico, picante, álcool, sensação final picante, corpo médio/baixo, alta carbonatação.

Boa cerveja. Em comparação com a versão Blond esta ficou menos frutada, mas também ficou mais picante e fenólica, melhorando a sensação na boca. O leve torrado ajudou a melhorar a complexidade da cerveja. O lúpulo ficou escondido. No final das contas agradou bem. Uma típica cerveja belga, sendo que das mais leves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails