14 maio 2009

Gribousine Blonde e Brune


A Brasserie de Malonne fica na pequena vila de Mallone na Bélgica, perto da cidade de Namur, capital da Valônia. A empresa foi fundada no ano de 1998 e é especializada em vendas no atacado e distribuição de várias marcas de cervejas belgas, incluindo as trapistas Chimay e Achel, além de muitas outras belgas famosas. Eles possuem duas marcas de cerveja, ambas produzidas em outras cervejarias sob a sua licença. Uma destas marcas é a Abbaye de Malonne, produzida na cervejaria Lefebvre, que pode ser encontrada nas versões Blonde e Brune. A Blond pode ser encontrada no Brasil e será comentada em um momento posterior.

As cervejas título deste post são as Gribousine, fabricadas na cervejaria La Binchoise e podem ser encontrada nas versões Blonde de Malonne e Brune de Malonne. Ambas são comercializadas no Brasil. Pude degustá-las e compartilho aqui as minhas impressões. Existe também uma versão de Natal, a Gribousine Winter, mas esta não chegou por aqui.

Diz a lenda que Gribousine era uma moça que viveu em Malonne há muito tempo. Gribousine era conhecida pelo seu mau humor e por isso passaram a achar que ela seria uma bruxa. A bruxa é o elemento principal no rótulo das cervejas Gribousine, só que aqui ela está voando em cima de uma pá cervejeira para mosto e não na vassoura!


Gribousine Blonde de Malonne - Belgian Golden Strong Ale, Ale, 8.5%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Âmbar clara, turva.
Espuma: Boa formação e média/baixa duração, cor branca, boa consistência.
Aroma: Malte, doce marcante, frutado, picante, condimentado, lúpulo.
Paladar: Malte, doce, frutado, picante, condimentado, álcool, bom amargor final, com boa intensidade, corpo médio.

Boa cerveja. Com um aroma bem doce, picante e condimentado. No sabor aparece novamente o fenólico picante e também o álcool para colaborar com a sensação. No aroma o álcool não se fez notar. Para mim lembrou um pouco a brasileira Schmitt Barley Wine (também bem doce), apesar de serem de estilos bem distintos. A diferença é que achei esta aqui mais agradável e com melhor drinkability.


Gribousine Brune de Malonne - Belgian Dark Strong Ale, Ale, 8%ABV, garrafa 330ml.

Cor: Marrom, turva, leves reflexos vermelho rubi.
Espuma: Alta formação e média/baixa duração, cor bege, bolhas grandes, não deixa marcas.
Aroma: Malte, doce, torrado, leve frutado, melaço, fenólico, picante, leve álcool.
Paladar: Malte, doce, torrado, leve frutado, melaço, fenólico, picante, álcool, bom corpo, leve amargor final.

Ótima cerveja. Lembra bem a versão Blonde com uma diferença somente no aparecimento de aspectos associados aos maltes escuros como torrado e melaço. O torrado é o que mais se destaca nesta cerveja.

Posso dizer que pelo menos no preço estas cervejas ganham de suas concorrentes mais famosas que já são comercializadas por aqui há mais tempo. Seus preços são ligeiramente melhores, com exceção se comparados aos preços das Leffes. Não dá para competir com o poder econômico de uma grande empresa como a AB Inbev que vende Leffe aqui praticamente pelo mesmo preço praticado na Europa.

2 comentários:

talespf disse...

Oi Rodrigão!

Parecem bem saborosas essas cervejas. E já que você fez o comparativo com a Leffe, aproveito e registro que gostei bastante desta cervejinha belga, tanto da Blonde quanto da Brune (esta última realmente difcílima de encontrar por aqui). Sem falar que, no preço, elas são bem mais acessíveis que as concorrentes.

Abraço!!

Rodrigo Campos disse...

Olá Tales,

Uma grande vantagem das cervejas importadas pela AB-InBev é a questão do preço. Elas chegaram a preços comparáveis aos encontrados nos seus países de origem. Dessa forma elas se tornam mais acessíveis, facilitando a propagação da cultura de consumir boas cervejas e mostrando ao consumidor em geral que cerveja pode ser bem diferente E MELHOR do que ele está acostumado.

Um abraço.

Related Posts with Thumbnails