22 março 2009

Strong Suffolk Vintage Ale


A cervejaria Greene King foi fundada no ano de 1799 na cidade de Bury St. Edmunds do condado de Suffolk no leste da Inglaterra. Hoje a empresa é dona também de Pubs e cadeias de hotéis. Entre as cervejas produzidas por esta cervejaria temos várias que são possíveis de serem encontradas no Brasil, entre elas a Old Speckled Hen, Abbot Ale, Greene King IPA, Ruddles County, Hen's Tooth e a Strong Suffolk Vintage Ale, que será tema deste post.

Esta cerveja é fruto da mistura de duas Ales. Uma delas é a Old 5X, uma cerveja com alto teor alcoólico (12%ABV) que matura durante 2 anos em barris de carvalho. A outra é a BPA, uma Ale nova que é misturada pouco antes do engarrafamento. O resultado é uma cerveja maravilhosa, frutada e complexa com teor acoólico de 6%. A Strong Suffolk pode ser adegada durante alguns anos que evolui bem e sem problemas. Tenho uma garrafa aqui guardadinha para ver o que acontece depois de alguns anos. A garrafa degustada e descrita aqui foi uma versão nova, inclusive com a garrafa transparente, que só chegou por aqui em 2008. Antes as garrafas eram de cor ambar.


Algo bem interessante que vale a pena ser citado é a frase presente no contrarrótulo: "Please take as much care enjoying our beers as we do brewing them." Ou seja, tenha todo o cuidado ao apreciar nossas cervejas quanto nós temos ao fabricá-las. Sinal de que o produto é de qualidade.



Strong Suffolk Vintage Ale - Old Ale, Ale, 6%ABV, garrafa 500ml.

Cor: Marrom escura, reflexos vermelho rubi.
Espuma: Média formação e duração, cor bege escura, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, caramelo, toffee, frutas escuras (passas, ameixa), torrado, lúpulo, madeira.
Paladar: Malte, doce, caramelo, toffee, frutas escuras (passas, ameixa), torrado, lúpulo, madeira, leve picante (fenólico) amargor final com boa duração, bom corpo.

Ótima cerveja. Bem complexa, com boa presença de maltes torrados que intensificam o amargor do lúpulo. Frutado claro sugerindo ameixa e passas. É possível detectar a presença de um aspecto amadeirado, mas este é bem sutil e mais difícil de identificar, não impossível. A temperatura que ficou mais interessante foi entre 12 e 15°C. Recomendo degustá-la ligeiramente mais fria e deixar esquentar gradualmente no copo.

Esta cerveja é facilmente encontrada em mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e em geral no Sul-Sudeste brasileiro. Entretanto, por aqui é impossível encontrá-la. Por que será que os importadores ainda não conseguem trabalhar melhor seus produtos em outros mercados fora do eixo Sul-Sudeste? As cervejas especiais já estão tendo uma entrada em outros mercados , como aqui em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails