14 março 2009

Falke Tripel Monasterium

Depois do último post sobre as cervejas da microcervejaria Falke Bier (leia clicando aqui) de Minas Gerais fiquei devendo uma avaliação da melhor cerveja que eles produzem por lá, a Falke Tripel Monasterium. Esta é a primeira cerveja do estilo Tripel feita no Brasil e foi lançada no ano de 2006 em uma parceria da Falke com o mestre cervejeiro Paulo Schiaveto, graduado na Bélgica.

O estilo Tripel é tipicamente belga e leva ingredientes diferentes. A Monasterium recebe malte de cevada, malte de trigo e aveia, resultando em uma cerveja deliciosa e de alto teor alcoólico. Uma curiosidade sobre a Monasterium é que na última fase de produção ela é envassada em garrafas de 750ml parecidas com garrafas de champanhe e recebe uma pequena quantidade de levedura para passar pelo processo de refermentação dentro da garrafa. Estas garrafas ficam deitadas em uma cave dentro da cervejaria, com temperatura controlada, permitindo que após a refermentação a cerveja mature por mais alguns dias até estar pronta para ser comercializada. Todo o processo de fabricação dura em torno de 75 dias. Diz a lenda que até música clássica é tocada dentro desta cave para ajudar a levedura a trabalhar melhor. Imagine então como deve ser o sabor de uma cerveja fabricada com leveduras que trabalham ao som de música clássica. Uma delícia!


Falke Tripel Monasterium - Belgian Tripel, Ale, 9%ABV, garrafa 750ml.

Cor: Ambar, turva.
Espuma: Alta formação, média duração, cor bege clara, bolhas bem pequenas, boa consistência, deixa marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, cítrico, caramelo, mel, fenólico, picante, condimentado.
Paladar: Malte, doce, cítrico, caramelo, mel, picante, condimentado, amargor final de média duração, ótimo corpo.

Ótima cerveja. Fiquei surpreso com a qualidade da Monasterium. É uma tripel que apesar de ser menos picante e alcoólica que as irmãs belgas, se sobresai muito bem com um ótimo perfil de maltes e com um fenólico bem presente. O aroma se desprende facilmente e é delicioso. O sabor é complexo e também muito marcante. O álcool está divinamente bem inserido. Com certeza fica entre as melhores cervejas brasileiras e está entre as top da minha preferência.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails