13 janeiro 2009

Negra Modelo


Esta cerveja faz parte do portfólio do grupo Modelo, maior grupo cervejeiro do México que tem entre seus produtos cervejas como a Corona, provavelmente a cerveja mexicana mais famosa no mundo.

A Negra Modelo foi vendida pela primeira vez em forma de chope no ano de 1926, mas foi produzida pela primeira vez em 1925. Hoje é a cerveja escura mais vendida no México e sua garrafa tem um "design" exclusivo e diferente.

Ela é uma cerveja Lager, mas existe alguma discordância em relação ao seu estilo. Segundo o próprio fabricante e o site Beer Advocate ela seria uma Munich Dunkel, mas para o site Rate Beer e o BJCP ela seria uma Vienna. Considerando o perfil sensorial que pude verificar nela, o estilo Munich Dunkel Lager seria mais correto.


Negra Modelo - Munich Dunkel, Lager, 5.3% ABV, garrafa 330 ml.

Cor: Cobre escura/ marrom, límpida.
Espuma: Média/ baixa formação e duração, cor beje clara e queda rápida.
Aroma: Malte, doce, caramelo, leve torrado, leve chocolate.
Paladar: Malte, doce, caramelo, leve torrado, leve chocolate, leve amargor, corpo médio/ baixo.

Cerveja agradável. Os maltes são o que mais se destacam nesta cerveja. Pouca presença de lúpulo. Pouco complexa, leve e fácil de beber.

Agradeço especialmente o amigo Darcy que trouxe esta cerveja em sua última viagem e me acompanhou na degustação.

3 comentários:

Manzapivo disse...

Ola Rodrigo.

Nao se no Brasil, porem muitas pessoas no mundo afirmam que a Negra Modelo e elaborada com corantes. Que sabe voce sobre esse rumor?

Saudacoes cordiais na Colombia.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jorge Mario (Manzapivo),

É verdade. Podemos ver na etiqueta do importador a composição da Negra Modelo: água, ceveda malteada, levedura, lúpulo, arroz, corante caramelo, atioxidantes e estabilizantes.

Segundo o Mestre Paulo Schiaveto, mestre cervejeiro e consultor de cervejarias, o corante caramelo é obtido industrialmente a partir do açúcar e tem um poder corante muito elevado. Como a dosagem é relativamente pequena, sua participação no sabor doce é irrelevante.

Ele serve para modificar e até padronizar a cor de cervejas.

Aqui no Brasil temos uma cerveja escura bem doce do tipo Malzbier. Esta também leva corante caramelo, mas é muito ruim. Não percebemos quase nada de malte nela, nem amargor, só doce em excesso.

Na Negra Modelo é possível sentir a presença dos maltes (caramelo, leve torrado) e apesar de não ser uma cerveja espetacular é uma cerveja bem agradável. Pode ter certeza de que é bem melhor que a nossa Malzbier.

Grande abraço.

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Acho interessante a classificação de uma cerveja em dois estilos diferentes, como esse exemplo da Negra que você bem comentou... como se cervejas fossem "exatas"...

Um abraço,

Jean Claudi.

Related Posts with Thumbnails