07 janeiro 2009

Bush Blonde e Bush Ambree


A cervejaria ou Brasserie Dubuisson fica na Valônia, parte da Bélgica que fala francês. Ela nasceu no ano de 1769 e foi criada pelos ancestrais dos atuais administradores da cervejaria, Hugues and Vincent Dubuisson. Surpreendentemente ela fica no mesmo local desde o seu início. Já passaram oito gerações de cervejeiros e a empresa continua na mesma família e independente. É a cervejaria familiar mais antiga em funcionamento na Valônia.

As cervejas Bush surgiram a partir do ano de 1933. A primeira delas foi criada por Alfred Dubuisson, avô dos atuais administradores, e que permanece com a mesma receita até hoje. Seu primeiro nome foi Bush 12% mas hoje é conhecida como Bush Ambree. No seu rótulo a cervejaria faz questão de deixar claro que é cerveja belga mais forte, considerando o teor alcóolico de 12%.

O nome Bush surgiu como uma tradução do nome francês da família, Buisson, para o inglês Bush, que em português significa arbusto. O nome em inglês foi escolhido para facilitar a entrada do produto no mercado inglês na década de 30. Nos EUA, o nome Bush não pode ser utilizado pois a cervejaria Anheuser-Busch requereu exclusividade. No mercado americano, a cerveja é comercializada como Scaldis.

Durante muito tempo eles produziram somente esta variedade, mas a partir da década de 90 do século passado iniciaram a produzir outras variedades. Foram surgindo as cervejas:

-Bush de Nöel (variedade de Natal)
-Bush 7%
-Bush Blonde
-Bush Prestige (Bush Amber maturada em barris de carvalho de 4 a 6 meses)
-Bush de Nuits (Bush de Nöel maturada em barris de carvalho por mais de 6 meses)
-Cuvee de Trolls
-Bush Amber Tripel (Bush Amber refermentada na garrafa)
-Bush Bolnd Tripel (Bush Blond refermentada na garrafa).



Bush Blonde - Belgian Strong Ale, Ale, 10.5% ABV, garrafa de 250ml.

Cor: Dourada intensa, turva.
Espuma: Média formação, baixa duração, cor branca, deixa marcas no copo, queda rápida, mas permanece com uma fina camada até o final.
Aroma: Malte, doce, lúpulo, cítrico, frutado (damascos), fermento belga, picante, álcool.
Paladar: Malte, doce, cítrico, frutado, laranja, fermento belga, lúpulo, picante, álcool, amargor, bom corpo, final doce.

Boa cerveja. Encorpada e muito frutada. Aroma e sabor de fermento belga altamente perceptíveis. No aroma já é possível saber que a cerveja é belga. Álcool presente mas muito bem inserido no conjunto. Seu teor alcóolico é perigoso, talvez por este motivo a garrafinha seja tão pequena.



Bush Ambree - Belgian Specialty Ale (Barley Wine), Ale, 12% ABV, garrafa de 250ml.

Cor: Ambar escura/ alaranjada, levemente turva.
Espuma: Boa formação e média/ alta duração, cor creme e boa consistência, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, fermento belga, lúpulo, frutado (damascos), picante, álcool.
Paladar: Malte, doce, fermento belga, cítrico, frutado (damascos, laranja), picante, álcool, lúpulo, amargor, final doce, bem encorpada.

Ótima cerveja. Complexa, encorpada, deliciosa. Seu aroma é muito bom e parece com a Blond. Álcool presente, bem balanceado tanto no aroma quanto no sabor. Se não fosse o efeito provocado pelos 12% ABV não daria para perceber o tão forte teor alcoólico. A bélgica deve ser o paraíso na terra, é um imenso prazer provar uma cerveja tão boa.

Um comentário:

Manzapivo disse...

Como vai Rodrigo?

O convido visitar meu novo blog cervejeiro em portugues: http://horcerv.blogspot.com/

Lhe agradeço muito qualquier comentário e proposta.

Saudacões cordiais.

http://manzapivo.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails