29 dezembro 2008

Guinness Special Export




Também conhecida como a Guinness belga. No ano de 1912, o mestre cervejeiro inglês John Martin, radicado na Antuérpia (Bélgica), fez um pedido de uma Guinness especialmente para ser vendida na Bélgica. Assim nasceu esta versão. Bem, sendo adjetivada de belga e tirando pela qualidade das cervejas que encontramos na Bélgica só poderia mesmo ser uma boa cerveja. Sempre tive vontade de provar esta versão e outras também. Pois é, a Guinness possui ainda outras versões como Original/ Extra Stout, Foreign Extra Stout, Extra Smooth, Mid-Strength e tem até Guinness Red.

A Guinness Special Export chega no Brasil através do importador Armazém do Nono.


Guinness Special Export - Foreign/ Export Stout, Ale, 8% ABV, garrafa 330 ml.

Cor: Preta opaca, translucidez zero.
Espuma: Altíssima formação e alta duração, cor bege (lembra café com leite), belíssima consistência, deixando marcas pelo copo.
Aroma: Malte, doce, chocolate, torrado, café.
Paladar: Malte, doce, chocolate amargo, torrado, café, bom amargor final (bem prolongado), leve azedo (quase imperceptível), ótimo corpo.

Muito boa. Possui a potência do torrado e do amargor da Guinness Draught com um "plus" de chocolate e bem encorpada. Deliciosa. Apesar do teor de 8%, o ácool é muito bem inserido, não se manifesta nem no aroma e nem no paladar. Pena que a garrafinha ainda não esteja tão em conta no Brasil, em torno de R$20. Esta é a versão da Guinness com melhores notas nos rankings tanto do Rate Beer quanto do Beer Advocate.

É inevitável inserir este post logo após o post sobre a Guinness Draught. Pelo menos vale muito a título de comparação. Nem mesmo sou o primeiro a fazer isso, pois no Latinhas do Bob foi onde vi pela primeira vez esta comparação a qual achei bem válida e muito interessante.

2 comentários:

Manzapivo disse...

Na Colombia chegou em novembro. Muitas pessoas dizem na Guinness e elaborada no Caribe, nao em Europa, porem igual, eu gosto muito de Guinness, uma cerveja suave, com muitos sabores torrados, cafe e chocolate, sua espuma e atrativa.

Aproveito para enviar cordiais saudacoes para um feliz ano 2009, cheio de felicidade e miutas cervejas!!

Saudacoes na Colombia.

Rodrigo Campos disse...

Olá Jorge Mario (MANZAPIVO),

Feliz ano novo para você, com boas cervejas e muita saúde.

A Guinness que é vendida no Brasil é feita em Dublin na Irlanda. Não sei esta que você tem aí, mas é possível encontara Guinness feita em vários locais como El Salvador, Gana, Estados Unidos, Canadá, China, Indonésia, Quênia, Jamaica, Malásia, Singapura e Nigéria. Na maioria destes locais são feitos os estilos Extra Sout ou Foreign Extra Stout.

Grande abraço.

Related Posts with Thumbnails