10 dezembro 2008

Grimbergen Blond e Dubbel


A abadia de Grimbergen foi fundada no ano de 1128 por Norbert de Xanten no município de Grimbergen, localizado na Bélgica. Como tradição, os monges mantinham uma receita de cerveja passada de geração para geração. Esta cerveja era usada para consumo próprio e também era servida aos viajantes que eram acolhidos pela abadia. Durante sua história, a abadia foi destruída em três vezes, nos anos de 1142, 1566 e 1798. Em todas as oportunidades ela foi recontruída e por isso foi escolhido como símbolo uma Fênix, que representa renascimento.

Hoje a cerveja é fabricada pela Alken Maes em diversas versões. Tive oportunidade de degustar duas das versões que podem ser encontradas no Brasil importadas pelo Armazém do Nono.


Grimbergen Blond - Belgian Pale Ale, ale, 6,7% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Dourada intensa, límpida.
Espuma: Alta formação, média/ baixa duração, de cor branca. A consistência não impressiona mas deixa leves marcas pelo copo.
Aroma: Doce, frutado, leve fermento belga, malte, picante.
Paladar: Doce, frutado, fermento belga, malte, picante, leve álcool, leve amargor, alta carbonatação, corpo médio/baixo (baixo para o estilo).

Cerveja boa, parecida com a Leffe Blond. Talvez não repetisse a degustação por que a Leffe continua sendo mais em conta e também mais fácil de encontrar.


Grimbergen Dubbel - Belgian Dubbel, ale, 6,5% ABV, garrafa 330ml.

Cor: Vermelha escura, límpida.
Espuma: Alta formação, média/ baixa duração, de cor bege e consistência mais grossa e bonita.
Aroma: Doce, malte, leve frutado (ameixa), leve fermento.
Paladar: Doce, malte, leve frutado, leve torrado, leve picante, leve álcool, alta carbonatação, corpo baixo.

Não deu vontade de repetir. Valeu como experiência. Faltou aroma, sabor e corpo. A cerveja só começou a se mostra melhor depois de esquentar no copo, já acima de 15°C, o que não é o mais recomendado para o estilo. Para quem for provar, recomendo provar também nesta temperatura.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails