09 dezembro 2008

Garçon, traz a primeira!


Quando chegamos no bar já ficamos ansiosos pelo primeiro gole de cerveja. Aquela imagem de propaganda com a cerveja bem gelada servida no copo e o primeiro gole refrescante... Uma delícia! Pois é, esta é uma imagem que está fortemente inserida na mente da maioria dos bebedores de cerveja simplesmente pela forma como a imagem da cerveja foi trabalhada durante muitos anos: uma bebida refrescante com o papel de somente refrescar a sede.

Hoje, com a entrada de inúmeras cervejas importadas no mercado nacional, a fabricação de cervejas nacionais diferenciadas (principalmente artesanais ou de micro cervejarias) e o maior conhecimento por parte dos consumidores, podemos ver uma nova realidade começando a ser desenhada.
Agora podemos beber cervejas não somente para "matar a sede" ou se refrescar, mas podemos também degustar a cerveja. Melhor ainda é degustá-las utilizando todos os cinco sentidos. Experimente tentar e você começará a explorar um novo mundo cheio de possibilidades.


OS 5 SENTIDOS E A CERVEJA

Audição: Talvez o sentido menos usado. Podemos ouvir o "tssi" da carbonatação quando abrimos a cerveja. A ausência deste barulhinho pode sinalizar que a cerveja está descarbonatada (sem gás ou choca).

Visão: Analisar a cor da cerveja, a formação/duração de espuma, a consistência da espuma, se ela deixa marcas pelo copo.

Olfato: Devemos sentir o aroma desprendido. Para isso basta fazer movimentos circulares com o copo (aquele mesmo que o pessoal faz com os vinhos, não é frescura!). Na foto acima estou analisando o aroma de uma Duvel. Delícia!

Paladar: Neste momento poderemos sentir se o sabor da cerveja é parecido com o que sentimos no olfato. Devemos deixar a cerveja banhar todos os cantos da língua, pois assim será mais fácil identificar os sabores doce, amargo, azedo e salgado (azedo e salgado em cerveja? É isso mesmo, é possível em algumas delas). Há um erro que quase todo mundo comete: cerveja muito gelada. A temperatura muito baixa (0 a 2°C) anestesia as papilas gustativas da língua atrapalhando a degustação. Cada tipo de cerveja possui uma faixa de temperatura ideal para ser degustada.

Tato: Aqui podemos sentir se a cerveja tem muito ou pouco gás, se a sua consistência é mais aguada ou mais grossa e licorosa.

Esta é apenas uma pequena introdução ao assunto e é claro que quem ainda não teve experiâncias com degustações de cerveja não vai ler este texto e já começar sabendo tudo ou identificado cada aroma ou sabor presente nas cervejas. Quando comecei neste mundo cervejeiro, fui aprendendo na tentativa, lendo outros blogs e sites especilalizados no assunto e em pouco tempo eu já conseguia perceber muito em cada cerveja nova que eu provava.
Minha intenção é ajudar qualquer pessoa que estiver interessada em aprender e explorar este mundo, divulgando o verdadeiro potencial da cerveja. Sintam-se à vontade em perguntar e fazer comentários nos posts. Terei prazer em ajudá-los.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails